Entrevista: Seth Walker


Um álbum em ambiente familiar e caseiro. Assim se pode definir a forma como foi criado Gotta Get Back, o mais recente disco de um dos mais sonantes nomes do atual movimento roots americano. Falamos de Seth Walker que, entre a sua tour de cinco semanas pelos EUA e a sua vinda à Europa, onde visitará oito países em quatro semanas, encontrou um tempo para responder a Via Nocturna.

Olá Seth, como estás? Podes apresentar o teu projeto musical aos rockers portugueses?
Olá! Estou bem e acabo de sair de uma tournée de 5 semanas nos EUA. A minha música vem da alma americana do sul, do blues e do soul. Cresci na Carolina do Norte, mas passei muitos anos em Austin, Texas, Nashville e New Orleans. Todas essas influências se infiltram na nossa música e eu procuro combinar tudo numa mistura musical original.

Ao longo dos últimos 10 anos, tens sido apontado como um dos nomes mais importantes no panorama da música roots americana. Como te sentes para começar a conquista da Europa?
Estou ansioso para experimentar as diferentes culturas da Europa e compartilhar a música convosco.

O álbum já está cá fora há algum tempo, portanto, como tem sido a sua aceitação?
Sim, foi bem recebido. Os meus fãs são muito abertos ao crescimento de um álbum para outro. É bom ligarmo-nos às pessoas através desta música.

Em termos da tua já longa carreira, onde situas este Gotta Get Back em comparação com os teus trabalhos anteriores?
Sinto que é o trabalho mais coeso que já fiz. Foi a primeira vez que a minha família de cordas esteve envolvida no processo. O meu pai compôs todos os arranjos e tocou cordas com a minha mãe e a minha irmã. Sinto que este álbum tem um sabor caseiro.

Podes falar-nos um pouco a respeito do processo de gravação?
Foi relativamente relaxado, pois tenho uma incrível família de músicos e engenheiros com quem trabalhar. Eles trazem o melhor da música. Gravamos a maior parte do disco em Nashville, no Souther Ground Studios. Todos os músicos tiveram grandes ideias para os arranjos, por isso existiu um ambiente muito criativo. Simplesmente tocamos música.

O que é mais notório neste álbum é a máxima de que "menos é mais". Este é um disco muito minimalista, mas com todos os condimentos. Foi projetado assim, ou simplesmente aconteceu?
Não foi intencional de uma forma ou de outra. Em muitos casos, deixamos a canção ditar a produção. Grande parte da minha música parece traduzir-se melhor com uma abordagem mais simples. É o apelo à honestidade numa gravação.

A tournée de promoção de Gotta Get Back virá até à Europa já em março. Já estão definidas as datas e locais? Que expetativas para esta tour?
Sim! Estamos planeados para ir a 8 países europeus em 4 semanas. Alemanha, Polónia, Eslováquia, Bélgica, Suíça, Holanda, Dinamarca e Suécia estão alinhados. Espero que Portugal esteja na lista na próxima vez!

Obrigado, Seth! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Obrigado pelo teu interesse genuíno e perguntas interessantes sobre música. Estou feliz em compartilhar isto contigo. 

Comentários